Recursos para investimentos e obras na região

Abatiá, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão do Pinhal, Salto, Santana de Itararé e São José

Da Redação, npdiario.com
O governador Beto Richa aprovou nesta segunda-feira (20), durante reunião com prefeitos no Palácio Iguaçu, pedidos de financiamento de 72 municípios. São R$ 55,85 milhões que devem ser liberados pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM).foto Orlando KissnerAnpr.20/03/2017

O líder do governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) assinou junto ao governador Beto Richa e também 22 prefeitos paranaenses a liberação de recursos e obras para municípios do Norte Pioneiro e Noroeste do estado. Os recursos são resultado de reuniões de trabalho feitas nos últimos dois meses pelo mandato do deputado em conjunto com prefeitos e secretários estaduais.

As prefeituras usarão o dinheiro para obras de infraestrutura e compra de equipamentos. Após a autorização dada pelo governador, os projetos apresentados pelos municípios passarão por avaliação técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Paranacidade.

De acordo com Romanelli, as assinaturas fazem parte de um compromisso feito com os municípios. “Esses recursos são mais uma prova de que o Governo do Estado trabalha sempre com muita responsabilidade. Com essas liberações, cada município fará os investimentos que foram decididos de acordo com as demandas e necessidades de cada uma das comunidades”, disse.

O líder ainda disse que os recursos auxiliarão na geração de emprego e renda, algo considerado primordial no atual momento de crise pelo qual atravessa o país. “Com as liberações combateremos a desigualdade social, o desemprego por meio da atividade econômica e é isso que muda o perfil do Paraná”, concluiu Romanelli.

Para Beto Richa, governador do Estado, é o investimento nos municípios que vai transformar o Paraná. “Sempre tivemos sensibilidade com as demandas que os municípios apresentam, afinal de contas nosso governo tem característica municipalista”, disse.

Richa acrescenta que, por experiência própria, sabe dos obstáculos que a gestão municipal enfrenta. “Já fui prefeito e sei da dificuldade que todos nós enfrentamos por causa da gravíssima crise financeira sem precedentes que derruba de forma brutal as arrecadações”, afirmou.

O prefeito de Santana do Itararé, Joás Michetti, explica que os recursos serão usados para a construção de barracões e aquisição de terrenos. “O nosso município jamais conseguiria adquirir com recursos próprios”, disse.

Michetti também afirma que o programa de financiamento de capacitação de endividamento dos municípios foi a melhor coisa que o governo poderia ter feito pelo povo da região do Norte Pioneiro do estado. “Liberar esse crédito vai de encontro com as necessidades que nós encontramos em nossos municípios de cinco mil habitantes. Santana do Itararé, por exemplo, é um município que sobrevive apenas de FPM e ICMS, não conseguiria realizar tal obra se o governo estadual não ajudasse com esses financiamentos”, afirmou.

O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, disse que os recursos repassados pelo governo estadual são essenciais para o município. “Seria muito difícil fazer as obras que queremos, como colocação de galerias, asfalto e calçadas, se não fosse a ajuda do Estado”. Santos também lembrou da cota extra de ICMS repassada pelo Paraná no início do ano. “Isso nos ajudou muito na recuperação de estradas rurais e na colocação de mais ônibus para o transporte escolar”, contou.

Os municípios beneficiados são Abatiá, Assai, Colorado, Congonhinhas, Itambaracá, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Moreira Sales, Nova América da Colina, Quatiguá, Querência do Norte, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Cecília do Pavão, Santa Cruz do Monte Castelo, Santana de Itararé, Santo Antônio do Paraíso, São José da Boa Vista, Sapopema, Tamboara e Uraí.

8 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Que bando de puxa-saco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    gostei (0) não gostei (0) Responder
  2. até, que enfim RIBEIRÃO DO PINHAL, apareceu em alguma coisa, nunca tinha nada de bom.!!

    gostei (0) não gostei (0) Responder
  3. PREFEITO WAGNER…QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO, A VEZ É SUA…QUEREMOS VOCÊ NA FOTO E NÃO O VICE…PENSA COM CARINHO.

    gostei (0) não gostei (0) Responder
  4. O Romanelli sempre foi apoiado em Conselheiro Mairinck pelo ex-prefeito Carlinhos e não pelos atuais gestores Alex Domingues e sua vice Gracinha. Os deputados de Alex e Gracinha são outros… Ratinho Junior e Sandro Alex. Esqueceram?

    gostei (3) não gostei (1) Responder

comentário