CIVARC fabricará bloquetes de cimento

O presidente do Civarc (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Território do Vale das Cinzas), prefeito Roberto Regazzo, de Ibaiti, entregou recentemente, sete kits para a fabricação de bloquetes de cimento. Receberam o benefício os municípios que integram o Civarc: Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Conselheiro Mairinck e Jundiaí do Sul.

As máquinas foram adquiridas através de emenda do Senador Alvaro Dias, no valor de R$ 340 mil. O kit é composto por máquina para blocos de pavimentos, pallets para secagem, betoneira e compressor.
Na última quinta-feira, dia 12, técnicos da empresa MGM Máquinas, de Mogi Mirim, estado de São Paulo estiveram na secretaria de Obras de Ibaiti para dar treinamento aos funcionários das prefeituras dos sete municípios que vão fabricar os bloquetes. Na ocasião aprenderam desde a instalação e regulagem do maquinário até a confecção e secagem dos mesmos. A máquina possibilita a fabricação de cerca de 120 blocos por horas. Os bloquetes têm formato sextavado, com padrão de 24 centímetros.
O treinamento foi acompanhado pelo prefeito Roberto Regazzo, o Betão, e pelo prefeito interino de Conselheiro Mairinck, Alírio Cardoso. Segundo o prefeito Betão, “com a fabricação do piso pré-moldado estaremos otimizando o uso dos recursos públicos. Haverá uma grande economia se comparado ao preço de mercado desses bloquetes e além da economia, a colocação desse piso é considerada fácil, por não requerer maquinário especial, nem mão de obra especializada para sua instalação. Seu assentamento é feito, simplesmente, sobre uma camada de arenito. Outra vantagem é a alta durabilidade do produto”, explicou.
Ainda segundo o prefeito ibaitiense, “esta conquista é sinal de desenvolvimento tanto para Ibaiti como também para os demais municípios. O bloco pode ser usado para pavimentação das ruas da cidade como também para as estradas rurais”. Em Ibaiti, as primeiras remessas de bloquetes devem ser destinadas a rua Rui Barbosa, próximo ao Cemitério Municipal.
Através da mesma emenda, o Civarc adquiriu recentemente quatro máquinas extrusoras para perfil de concreto, para fabricação de meio-fio, muretas, guias e sarjetas.

Texto/Fotos: Fernanda Ferraz

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.