Especial - 28/10/2012 23:34h

Santo Antônio da Platina terá mais três paróquias

Decreto do bispo já está assinado e visa ampliar atuação

clique para aumentar Santo Antônio da Platina terá mais três paróquias
A pedido do bispo Dom Antônio Braz Benevente, durante missa especial de entronização da imagem de frei Galvão na igreja Matriz na noite da última quinta-feira, o padre Marcelode Jacarezinho, leu e,em seguida, mostrou (foto) o decreto assinado pelo próprio Benevente,determinando a criação de mais uma "quase paróquia" em Santo Antônio da Platina.O fato é histórico, pois desde a chegada dos freis franciscanos capuchinhos, que permaneceram no município 91 anos e saíram em janeiro de 2012, havia apenas uma paróquia, a atual Santo Antônio de Pádua.
No decreto,cuja cópia não foi disponibilizada para a Imprensa, foi estabelecido que a nova paróquia(que ainda é considerada "quase") começará na fazenda Beka Nelore e se estenderá por toda a zona rural até a divisa com o município de Guapirama.
Ao final da missa, o bispo explicou que a intenção é criar mais duas, chegando a quatro, e que seriam nas imediações do conjunto Habitacional Dr.Jamidas e nas proximidades da capela Santa Filomena.O objetivo, porém, será concluído de maneira metódica e paulatina.
O argumento, já usado em outras ocasiões, é que os 43 mil platinenses merecem outras paróquias, que terão futuras capelas e mais padres, para atender a demanda dos fiéis e aumentar a participação na comunidade.
Como exemplos, podem ser citados: em Ibaiti há três paróquias,Jacarezinho possui quatro e Cambará duas.
No sábado pela manhã, o bispo esteve em outro evento em Santo Antônio da Platina e foi abordado pela reportagem do npdiario sobre o assunto, mas evitou dar detalhes.
Os católicos platinenses são vinculados à Diocese de Jacarezinho(foto),criada pelo Papa Pio XI, por meio da Constituição Apostólica “Quum in dies”, em 10 de maio de 1926 na cidade de Roma(Itália).
Hoje, o paróco em Santo Antônio da Platina é o padre Rosinei Toniete, o vigário paroquial monsenhor José Maria Nogueira e trabalham também Valdemir Granzzotto de Moraes,Dimas de Macedo Filho e Adão de Souza Pires.


Imagens: Alex Batistela/Foto Valdir
Compartilhe esta notícia:

Veja também: