Especial - 11/03/2012 18:26h

Universidade faz homenagem a bispo da região

Dom Fernando Penteado será Doutor Honoris Causa pelos serviços prestados

clique para aumentar Universidade faz homenagem a bispo da região

Em Sessão Solene do Conselho Universitário da Universidade Estadual do Norte do Paraná será  outorgado o título de Doutor Honoris Causa a Dom Fernando José Penteado(foto), que foi bispo da Diocese.Será no dia 28 próximo às 16 horas no Anfiteatro da FAFIJA( Rua Padre Mello, 1200), em  Jacarezinho.

O homenageado, atualmente aposentado e morando em São Paulo, é filho de José de Siqueira Penteado e Maria José Reves Penteado, nascido na cidade de São Paulo em julho de 1934. Aos nove anos, após tragédia que tirou a vida de seu pai, sua mãe assumiu sozinha a responsabilidade pela manutenção da casa. Dois anos depois ingressou no seminário menor da arquidiocese de São Paulo.

Cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção na capital paulista. Em 1960, foi ordenado Sacerdote na Catedral de São Paulo por Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Cardeal Arcebispo de São Paulo. No início da década de 1980 foi ordenado bispo pelo Papa João Paulo II, em Roma, assumindo uma das regiões episcopais de São Paulo. No dia seis de julho de 2000, foi nomeado o 6º Bispo de Jacarezinho, sucedendo a D. Conrado Walter.

Ao assumir a Diocese, como bispo, se comprometeu profundamente com as demandas regionais, especialmente aquelas que poderiam transformar o perfil da região, promovendo desenvolvimento sócio-econômico e a inclusão das pessoas mais pobres.Engajou-se, então, na luta pela implantação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), encorajando e mobilizando a comunidade acadêmica para que se mobilizasse e reivindicasse sua instalação.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP foi, então, criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, com sede na cidade de Jacarezinho  e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, onde estão localizadas as instituições de ensino superior: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho - FAFIJA, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho - FAEFIJA, Faculdade de Direito do Norte Pioneiro - FUNDINOPI, Fundação Faculdades Luiz Meneghel - FFALM e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio - FAFICOP, que a integram, sendo autarquia em regime especial, que tem por missão atuar na produção do conhecimento científico em suas mais diversas formas e no processo de desenvolvimento regional e do Estado do Paraná, participando ativamente no trabalho de construção integral da sociedade e de seus cidadãos.

 

Compartilhe esta notícia:

Veja também: