Admirável mundo novo persiste, avalia cronista
Texto analisa obra antiga e atualidade comportamental
O livro "Admirável Mundo Novo"*, de Aldous Huxley,é uma obra futurista e atualíssima.
Numa certa parte do livro,estudantes vão conhecer o local onde as pessoas são feitas,onde os óvulos já fecundados recebem um tratamento para já ficarem classificados no sociedade.Os que vão fazer trabalho braçal,são todos fortes,altos,e assim por diante.E mais:sem esperança alguma de mudar,digamos,de casta.Enfim,são iguais conforme a profissão.
Pois não é que certo dia,dando uma lida num jornal,havia uma foto com a nota abaixo dizendo que eram convidadas para uma festa esperando a hora de entrar.Não é que me deu um insight olhando aquelas jovens todas iguais,a mesma saia apertada que vai subindo conforme andam ou sentam,o saltão nos pés e todas com aquelas pernas musculosas idênticas,pois foram trabalhadas nas academias com os mesmos tipos de exercícios e tomando os mesmos suplementos para pertencerem a uma casta.
Você olha as atletas e nota a musculatura,mas são musculaturas de cada uma,individuais,com personalidade.Não são pessoas feitas em série para uma só necessidade.
Oh!Admirável mundo novo...
*Brave New World na versão original no inglês)é um livro publicado em 1932,que narra um hipotético futuro , onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e psicologicamente condicionadas a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas.
A comunidade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais aparentes chamada "soma". O conceito de família também não existe.
Veja também:
mais lidas
- Notícias da Região Joaquim Távora investe mais de R$ 1,1 milhão em bairros
- Policial Bate em árvore e morre hoje em rodovia de Joaquim Távora
- Economia Pedágio da região é o terceiro mais caro do PR
- Especial Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
- Especial 2o.Batalhão aniversaria e homenageia parceiros


© 2006 - 2012 Todos os direitos reservados
voltar para a notícia
escrever comentário
Últimos comentários enviados
-
-
-
-
-
mais comentáriosCleusa de Ibaiti
10/03/2012
23:56h
Um pouco atrazada,pois so agora li o comentario,de um semi analfabeto sem nome que se denomina ghandy que por sinal devia ter vergonha de usar o nome de tal Homem. Gostaria de dizer uma palavrinha para voce que provavelmente nao deve saber quem foi Aldous Huxley e muito menos conhecer a obra dele.Va ler um pouqinho,procure se informar e voce vai ver que nao esta muito longe para que o ser humano seja feito em serie em laboratorio ja estamos la. Mas os ignorantes e mal informados criticam em vez de se informar.E por falar em ser humano ja parou para olhar o que esta acontecendo com a nossa juventude com a nossa sociedade e ses valores? Pegue o dicionario que e o pai dos BURROS e procure saber o que quer dizer: NORMOPATIA e quem sabe voce comece a intender o que esta acontecendo e intenda um pouquinho do que o professor Renato quis passar com sua cronica que diga-se de passagem para quem gosta de coisas de alto nivel que pelo jeito nao e o seu caso esta muito bem escrita.Voce nao sabe nem o que è uma CRONICA e se sente no direito de fazer criticas?Como ja disse antes va buscar um pouco de cultura CLEUSA
ghandy
09/02/2012
19:23h
Não quis colocar o meu comentário, hein Valcir? Mas pensou seriamente na futilidade da noticia, na falta de contéudo?
Um texto sem nexo, como sei que você leu... da uma pensadinha. Não vamos encher esse portal sério com linguiças... somos seus leitores, e pretendemos continuar sendo..
Platinense
09/02/2012
18:40h
É, professor, basta ver nos comentários abaixo que a tendência é piorar! O mundo está em constante e acelerada INVOLUÇÃO! Sugiro uma discussão a respeito das causas.
09/02/2012
11:12h
a loira ta sem calcinha !!
plainense
09/02/2012
10:14h
nao importa o que se comente ,,,,, o que vale essa mulherada linda ,cada mulherao,,, eu vou !!!!!!!! valcir sua mulher vai te quebrar de pau ,,kkkkkkkkk
enviar um recado voltar ao topo