Região amplia o atendimento de emergência móvel
Oito municípios beneficiados
Reunião na manhã desta terça-feira, dia 24, na sede da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, trouxe prefeitos de diversas cidades da região para discutir mais detalhes sobre a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) no Norte Pioneiro. Entre os chefes de executivos, Luis Peté(Ibaiti), Tina Toneti(Jacarezinho) e Juarez Driessen(Conselheiro Mairinck).
Os municípios de Wenceslau Braz, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ibaiti e Siqueira Campos - conforme o npdiario antecipou há cinco meses em reportagem exclusiva - contarão com Unidades de Suporte Básico(USBs) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(Samu).
Santo Antônio, Jacarezinho e Ibaiti terão suportes avançados e cada Samu contará com quatro médicos, quatro enfermeiras e motoristas.Ainda na região, com recursos mais básicos, Ribeirão do Pinhal, Andirá e Cambará também serão beneficiados.
Duas novidades foram divulgadas na reunião desta terça.Ficou decidido que os recursos para implantação do Serviço serão viabilizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi).
Além disso, a coordenadora do SAMU, Alexsandra Aparecida Marcovanti Mariucci, reiterou que “99,9% do SAMU já está pronto para funcionar” e que a previsão é que até a primeira semana de março, ele seja efetivado para cerca de 400 mil habitantes que compreendem as 18ª e 19ª Regionais de Saúde.
Ela explicou que, pelo fato da reunião ter sido em Jacarezinho (que é sede da Regional), mais municípios puderam participar. “Pudemos esmiuçar para mais prefeitos e secretários dessa Regional o que realmente é o trabalho do SAMU. São 41 prefeituras participando, cada uma no seu entendimento. É natural que o ajuste leve um tempo. Acredito que esta foi a reunião mais produtiva de todas”, afirmou.
Alexsandra informou ainda que a coordenação inicia nesta semana a licitação para a contratação da empresa que irá gerir todos os recursos humanos. “Sabemos que na maioria destes municípios, a contratação de pessoal é muito difícil. Então, temos visto que os proponentes são de grandes centros (onde possuem Universidades Federais ou Estaduais)”, disse, porém manifestando confiança.
Dentre seus benefícios como a rapidez no atendimento para acidentes graves, economicidade nos transportes e garantia de atendimento adequado, o SAMU garante “vaga zero”, ou seja, exige o atendimento nas urgências, mesmo nas situações em que inexistam leitos vagos para a internação de pacientes, como manda a Portaria Ministerial 2048 em seu capítulo II.
O diretor executivo do Cisnorpi, Alfredo Ayub, se mostrou satisfeito com o fato de o Consórcio funcionar como uma ponte entre os municípios da 19ª e a arrecadação destes recursos. “Eu enxergo um grande avanço a partir de agora. O SAMU facilitará muito o atendimento dos nossos munícipes”, disse, evidenciando satisfação.
O Cisnorpi tem o papel, portanto, de viabilizador para que haja o repasse dos recursos para a implantação do SAMU. Para tanto, será fechado um convênio entre as partes. “Nosso presidente, [o prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos Peté dos Santos], prontamente nos passou essa orientação e, em seguida, fomos contatados para esta conversa sobre como seria esta parceria. Acho essencial que estejam havendo esforços tanto de nível Estadual, quanto de prefeitos, de secretários municipais, do Cisnorpi, da 19ª e da 18ª Regionais para viabilizar a implantação do Serviço”, concluiu. ( Colaboraram
Veja também:
mais lidas
- Notícias da Região Joaquim Távora investe mais de R$ 1,1 milhão em bairros
- Policial Bate em árvore e morre hoje em rodovia de Joaquim Távora
- Economia Pedágio da região é o terceiro mais caro do PR
- Especial Presidente do TJ visita Santo Antônio dia 28
- Especial 2o.Batalhão aniversaria e homenageia parceiros


© 2006 - 2012 Todos os direitos reservados
voltar para a notícia
escrever comentário
Últimos comentários enviados
25/01/2012
12:58h
agora só falta hospitais bem equipados e medicos
Ao Chiquinho Batista
25/01/2012
08:41h
Vc quer que o Beto resolva tudo em um ano o que o Requião não fez em oito ano? Vai te catar meu.
Marciano
24/01/2012
19:46h
AINDA E MUITO POUCO PELO QUE ARRECADAM E PELO QUE FAZEM PARA A SAUDE. MAIS NÃO PODEMOS NEGAR QUE JA É ALGUMA COISA. PORÉM NÃO ESQUEÇAM QUE É UM ANO POLITICO...
chiquinho batista
24/01/2012
19:31h
AGORA SÓ FALTA OS 5 HELICOPTEROS DA SAUDE QUE O BETO RICHA PROMETEU NA CAMPANHA