Feiras Livre e da Lua serão em frente de cemitério

Mudança de endereço acontecerá no final de abril

Da Redação, npdiario.com

Até o final do mês de abril as Feiras Livre e da Lua serão transferidas para outro local, porém, permanecendo na Avenida Oliveira Motta, agora defronte ao prédio da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), entre as Ruas Arthur Franco e Joaquim Ribeiro, proximidades do Cemitério São João Batista, em Santo Antônio da Platina. O fluxo de veículos e pedestres tanto nas terças-feiras como nos sábados é bem menor de onde atualmente são realizadas na Oliveira Motta, proximidades do Fórum, Câmara de Vereadores, agências bancárias, CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e estabelecimentos de ensino.


feira1

Posição da Prefeitura Municipal

O responsável pelo departamento municipal de Fiscalização de Obras e Postura, servidor de carreira, Janderson Antônio Figueiredo, que tem curso de especialização de Técnico Agrícola, disse na manhã desta segunda-feira, dia seis, na Prefeitura, que a feira terá tanto padronização do tamanho das barracas, que estarão disponíveis espaços de 2, 4 e seis metros, além das mercadorias que serão vendidas por setores, cujo intuito é fomentar a comercialização através de produtores locais, ou seja, a Feira da Lua será destinada apenas para produtores de Santo Antônio da Platina e, aos sábados, podendo ter produtores de outros municípios da região.

Não faremos nada sem nos reunirmos com os feirantes, ou seja, estamos sendo transparentes e sentimos a boa vontade deles, é claro, que há um e outro que, no momento estão demonstrando certa resistência, mas conforme esclarecemos os detalhes vão compreendendo e estamos otimistas”

fire

Janderson informou que nas terças-feiras a média de barracas chega a 60 e, aos sábados, supera 170 pontos de vendas dos mais diversos produtos. E, a média de produtores locais gira em torno de 40%. Ele deixou bem claro à reportagem do npdiario que uma comissão de feirantes foi criada para as reuniões com a prefeitura e, na primeira foi tratado sobre a necessidade de tirar a feira da área mais central, assim como regulamentar um horário para que comecem serem montadas as barracas, principalmente nas terças-feiras o que deve ocorrer por volta das 16 horas, horário que será ainda definido tanto pelo poder público como pela comissão.

ftr

“Não faremos nada sem nos reunirmos com os feirantes, ou seja, estamos sendo transparentes e sentimos a boa vontade deles, é claro, que há um e outro que, no momento estão demonstrando certa resistência, mas conforme esclarecemos os detalhes vão compreendendo e estamos otimistas”, disse Figueiredo que ainda acrescentou que as duas feiras proporcionam uma média de renda de R$ 2 milhões de reais nos oitos dias de realizações.

feira3

O Objetivo é encontrar a melhor solução

A reportagem também conversou com o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Bruno Augusto Ribeiro Chagas, com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Luis Carlos da Silva, com o então vice-prefeito Francisco Monteiro (PMN), o “Chico da Aramon” e com o Prefeito José da Silva Coelho Neto (PHS), o “Professor Zezão”. Na manhã do último sábado, feirantes e consumidores da Feira Livre também se manifestaram com relação à mudança de endereço e, detalhes estarão sendo divulgados durante esta terça-feira, 7, em reportagens do npdiario.
“Nosso objetivo tem sido e assim será de achar uma solução para melhorar a feira e, consequentemente, a situação de trabalhos dos feirantes. Queremos melhor as condições de trabalho de todos e jamais prejudicar ninguém e, aos consumidores, oferecer um locam onde possam se locomover com mais espaço. Ressalto que os feirantes estão tendo e terão voz e vez”, disse Chico da Aramon.

A mudança da feira será em caráter experimental. Mais detalhes ao longo desta terça-feira.

Opiniões divididas

Nossos leitores têm opiniões divididas sobre o assunto:

Maria: “Tem que mudar mesmo….precisamos mudança….esta feira atrapalha todo mundo …… e tem muitos feirantes que não são do município……suas barracas são enormes…Parabéns ! E sem contar o lixo que fica……..”

Outro comentário de leitor:

“Devia ser no mesmo lugar, eu trabalho no comércio e não me incomodo, acho maravilhoso, fora o movimento que dá no centro da cidade . daqui uns dias não vai poder nem vender salgado andando com o carrinho…”

Dê sua opinião sobre o assunto na enquete na capa do jornal, embaixo à direita.

Texto e fotos: Fábio Galhardi/Especial para o npdiario

97 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

  1. Quem quer mudança, a prefeitura ou os comerciantes e escolas da avenida…. esclarece ai…..

    gostei (1) não gostei (0) Responder
  2. GENTE QUE ISSO TA BOM ONDE TA A FEIRA E SI DOIS DIAS NA SEMANA POR FAVOR DEIXA ONDE TA OBRIGADO;

    gostei (2) não gostei (0) Responder
  3. ate que enfim um prefeito vai peitar e tirar esta feira de la em acho um horror onde e tem que mudar sim

    gostei (2) não gostei (2) Responder
  4. Alguém pode responder como fica qdo vier moscas do cemitério nas frutas e verduras? Pensaram nisso? Ei saúde pública?

    gostei (1) não gostei (0) Responder
    • Adorei!!! Parabéns

      gostei (0) não gostei (0)
    • Já parou para pensar que os corpos não ficam expostos no cemitério ? Vai ter mosca vindo de onde ? Estuda um pouco antes de sair escrevendo asneiras, tá feio.

      gostei (0) não gostei (0)
  5. quem mora perto do cemiterio faz suas refeições todos os dias e ninguem morre por isso, a feira perdeu sua identidade a muito tempo deixe la so os produtores rurais e os atravessadores que montem quitanda,crie uma praça de alimentação,e um espaço para artezanato,os pirateiros de dvd e outros sao contra ventores…há nao vender bebida alcolica….sem churumelas, o povo vai com certeza e os vereadores façam leis que regulamente a feira e chiquinho net nao se meta.

    gostei (1) não gostei (2) Responder
  6. No meu entender essa feira atrapalha sim.Um lugar bom é na praça da matriz.Pense!!!!!!

    gostei (0) não gostei (1) Responder
  7. Tem que mudar mesmo,em frente ao Cemitério é o Local ideal……mande esses feirantes que não querem mudar fazer uma feirnha na casa deles…..falei

    gostei (1) não gostei (2) Responder
  8. GENTE E A CONTAMINAÇÃO ALGUÉM PENSOU NISSO,
    TEM QUE SER UM LUGAR MAIS LIMPO, ALIMENTOS COM CEMITÉRIO NÃO COMBINA PENSA AI GENTE.

    gostei (2) não gostei (0) Responder
  9. Nossa como o povo gosta de falar, deixa autoridades competentes resolverem e ponto final, cambada de matraqueiros, vamos trabalhar e parar de perder tempo

    gostei (0) não gostei (0) Responder
  10. Até concordo com a retirada da feirinha do local onde é comercializado,desde que seja um lugar de acesso a todos os cidadãos e que não tenha riscos de contaminações como próximo ao cemitério…Além de que quando tiver enterro como seria a passagem dos enlutados???? no meio da feira???existem sim diversos lugares que não atrapalham tanto a sociedade e que deveriam ser estudados para melhor comercialização.

    gostei (2) não gostei (1) Responder
    • Eu entendi que seria só de um lado da avenida. Então uma pista ficaria livre.

      gostei (1) não gostei (0)
    • Parabéns pela resposta!!! Concordo, eles não pensam na saúde deles mesmos! Eu acho que não deveriam mudar, mais já que vão mudar que mude para um lugar melhor!
      Parabéns pela resposta!

      gostei (0) não gostei (0)
  11. TIRA NA JUSTIÇA. NINGUÉM AGUENTA IR DO FÓRUM COM ESTE CHEIRO DE CHURRASQUINHO E FUMAÇA NO INTERIOR DO MESMO. ONTEM TAVA UMA MUVUCA AS 13:00, O TRÂNSITO NÃO FLUI.

    gostei (3) não gostei (1) Responder
  12. Ai pah hora do enterro
    Ai pah muita conversa, comida…pessoas indo e vindo a feira.
    Pior lugar pra fazer a feira
    Afinal de contas quem deu a brilhante ideia de fazer a feira nesse lugar?

    gostei (0) não gostei (1) Responder
    • EU, agora vai lá fritar pastel e assistir ao faustão.

      gostei (0) não gostei (0)
  13. Eu acho que não deveria mudar não,faz tanto tempo que está ali,para as pessoas do comercio e pra quem vai na cidade o lugar está ótimo,se mudar pra baixo acho que não vai mudar muita coisa não,ali passa carro do mesmo jeito,e outra quando alguém falecer o acesso para as famílias passarem com ônibus e carros e motos seria melhor sem feirinha do lado do cemitério.

    gostei (0) não gostei (2) Responder

comentário