Projeto de Tomazina é destaque no “Globo Rural” após o sucesso

O prefeito de Tomazina Flávio Zan recebeu a equipe do Globo Rural. Eles produziram um material sobre o trabalho desenvolvido pela equipe da EMATER no bairro da Barra Mansa. É um trabalho realizado com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado.
“Ele iniciou no mandato do Prefeito Guilherme Saliba e já foi premiado recentemente. Agora vai ganhar destaque nacional. Nosso compromisso é dar continuidade”, comenta o prefeito Flávio Zan. O trabalho na comunidade Barra Mansa, em Tomazina, começou quando produtores e técnicos se atentaram para o problema gerado pelo acúmulo de esterco do gado leiteiro. O material vinha contaminando o lençol freático.
Produtores, município e governo se uniram e transformaram o esterco em adubo para recuperar as áreas de pastagem. De acordo com Alfredo Braz Alemão, extensionista do Instituto Emater de Tomazina, foram construídas quinze esterqueiras impermeabilizadas, cada uma com capacidade para 64 mil litros de chorume (o esterco dissolvido em água que é produzido na lavagem das instalações).
O esterco fica por aproximadamente um mês numa lagoa para estabilizar e só depois é usado como adubo. Um metro cúbico desse material corresponde a aproximadamente 2,0 kg de nitrogênio, 1,5 kg de fósforo e 2,0 kg de potássio e pode adubar áreas de lavoura, capineiras e áreas de silagem.
A Associação dos Produtores Rurais da Barra Mansa adquiriu um distribuidor de esterco líquido para usar o material. Também foram construídas salas de espera em oito propriedades, equipadas com chuveiro para o banho dos animais.

Quinze nascentes(foto) foram protegidas e também construídos 4,5 km de cercas em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Mensalmente as quinze esterqueiras acumulam, aproximadamente, um milhão de litros de chorume, material que deixou de poluir o ambiente. O projeto contou com recursos Programa Estadual de Gestão de Solo e Água em Microbacias e da prefeitura de Tomazina.

tms

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.