UENP sedia Encontro Nacional sobre filósofo Nietzsche

Palestras, mesas de debates e conferências

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, recentemente, o XXXIX Encontros Nietzsche, que foi realizado no Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Jacarezinho. O encontro, que foi organizado pelo Grupo de Estudos Nietzsche (GEN-USP) em parceria com o Curso de Filosofia da UENP e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), é o mais importante evento sobre o pensamento do filósofo alemão realizado no Brasil.

Os encontros são realizados duas vezes ao ano. Cada edição em uma universidade do País. “Consistem num fórum permanente de debates acerca da filosofia nietzschiana. A ideia é reunir intelectuais da cena acadêmica nacional e internacional, para a difusão da pesquisa do pensamento do filósofo no Brasil”, explica o professor-doutor Alexander Gonçalves, vice-coordenador do curso de Filosofia da UENP e membro do GEN.

O evento contou com a participação de mais de 200 inscritos. Durante dois dias, foram realizadas palestras, mesas de debates e conferências com alguns dos mais renomados estudiosos sobre Nietzsche, como o professor-doutor Wilson Frezzatti Junior (UNIOESTE); o professor-doutor Claudemir Luis Araldi (UFPel), e a professora-doutora Scarlett Marton (USP), pesquisadora reconhecida nacional e internacionalmente.

“A realização desse encontro aqui na UENP foi, sem dúvida, um marco para a Universidade. É um sinal de reconhecimento do nosso curso. Trata-se de um encontro que é realizado no Brasil inteiro, e todas as instituições que têm o curso de Filosofia anseiam receber esse evento devido ao prestígio e a representatividade do GEN. Estamos orgulhosos por poder oferecer aos nossos acadêmicos essa oportunidade”, disse o professor-doutor Guilherme Müller Júnior, coordenador do curso de Filosofia da UENP.

A realização desse encontro aqui na UENP foi, sem dúvida, um marco para a Universidade. É um sinal de reconhecimento do nosso curso. Trata-se de um encontro que é realizado no Brasil inteiro, e todas as instituições que têm o curso de Filosofia anseiam receber esse evento devido ao prestígio”

Paulo Sérgio Guerreiro é aluno do 4º ano de Filosofia e participou das conferências e mesas de debates. Para ele, o Encontro foi a oportunidade de conhecer mais a fundo o pensamento de Nietzsche. “São estudiosos muito qualificados e com muito conhecimento. Ouvi-los falar com tanta clareza sobre a obra desse pensador foi um ganho imenso para todos os participantes. Gostei muito”, ressaltou.

Além de alunos e professores da UENP, o Encontro recebeu pesquisadores e estudantes de outras universidades. Laura Oliveira faz mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, e fez questão de participar do evento. “A minha linha de pesquisa trabalha justamente com o pensamento de Nietzsche voltado para a área educacional. E sabemos que o GEN é uma referência no Brasil quando se fala no filósofo. Gostei muito do Encontro e da forma como os temas foram abordados. A organização está de parabéns”, partilhou.

O Grupo de Estudos Nietzsche é um grupo de pesquisa internacional, que reúne estudiosos brasileiros da filosofia nietzschiana e, mais recentemente, também pesquisadores europeus. Fundado por Scarlett Marton, em 1996, o GEN esteve, de início, ligado ao Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

Hoje presente em todo o Brasil, do Ceará ao Rio Grande do Sul, continua a perseguir o propósito de fazer avançar as investigações acerca do pensamento nietzschiano e julga que, para tanto, é essencial promover a discussão acerca das mais variadas interpretações dos textos do filósofo. Empreendimento pioneiro na América do Sul, o GEN procura não apenas incentivar os estudos nietzschianos no País, como dialogar com as diversas Nietzsche Societies internacionais.

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844/1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX.Ele escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

Suas ideias-chave incluíam a crítica à dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a “morte de Deus” e o eterno retorno. Sua filosofia central é a ideia de “afirmação da vida”.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.