Alunos voltam do Tocantins

Após mais de 15 dias de atividades, as duas equipes que representaram a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) no Projeto Rondon – “Operação Tocantins” – retornaram de viagem. Iniciada em 20 de janeiro, a Operação mobilizou 32 Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de atividades que buscassem contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, em 16 municípios do Tocantins.
O trabalho realizado pelos rondonistas da UENP foi dividido em dois conjuntos de ações. O “Conjunto A”, coordenado pelo professor Luiz Fabiano Zanatta e pela professora Ellen de Souza Marquez, desenvolveu oficinas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, no município de Presidente Kennedy. Já no Conjunto B, coordenado pelas professoras Mariza Fordellone Rosa Cruz e Léia Regina Souza Alcântara, os acadêmicos realizaram oficinas nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, em Brejinho de Nazaré.
Para o professor Luiz Fabiano Zanatta, o Projeto Rondon vai além do slogan ‘Lição de vida e de cidadania’. “Esse Projeto é a melhor oportunidade para que acadêmicos e professores possam ressignificar suas vidas. Ressignificando verdades absolutas, saberes academicistas, formas de viver, desigualdades sociais, entre outras questões”, ressalta o professor. “O Projeto Rondon pode ser compreendido como uma tatuagem humana na vida de todos os rondonistas que dele participam. E que estará impregnada por símbolos, cores, sabores, dores, amores e inúmeros aprendizados”, disse Fabiano.
Já a professora Mariza Fordellone conta que, apesar das dificuldades enfrentadas, os resultados alcançados foram surpreendentes. “A nossa equipe trabalhou unida e com isso conseguimos realizar a nossa proposta com garra e louvor. Uma equipe com muita vontade e sensibilidade. Tivemos muito trabalho sim, mas também tivemos momentos de ternura e emoção à flor da pele”, partilha. A professora destacou ainda a recepção aos rondonistas e a participação maciça de toda a população. “Capacitamos muita gente. Mais de 1.800 certificados foram entregues. Algumas oficinas como o de artesanato tiveram mais de 100 inscritos. Isso foi realmente surpreendente”, conta a professora.
A rondonista Lorena Brito, acadêmica de Economia, que ajudou a desenvolver atividades em Brejinho de Nazaré, destaca o Projeto Rondon como a experiência mais humana que um aluno pode ter. “Fiquei encantada com os carinhos, os olhares sinceros e a humildade. Após cada dia de oficinas, eu me perguntava: ‘quem sou eu para essas pessoas?’ Cheguei a conclusão de que sou alguém que pôde dar algumas coisas que qualquer um precisa e poucos são capazes: voz, olhos, ouvidos e amor”, relata. “Só tenho agradecer ao Projeto, à UENP, à equipe e a comunidade de Brejinho de Nazaré, porque depois do Rondon o espelho continua o mesmo, mas meu reflexo não mais”.
A acadêmica de Letras, Suellen Arcanjo, participante da Operação em Presidente Kennedy, conta que o Rondon lhe proporcionou uma troca imensa de experiências. “O Projeto Rondon é, sem dúvida, a maior e a melhor experiência que pude ter na vida. Agora, posso dizer como os outros rondonistas: ‘é impossível descrever o que se vive durante a Operação’. Sim, é impossível, pois é um misto de emoções intensas que nos cerca durante todas as ações”, partilha.
Já para a acadêmica de Direito, Brenda Querino, participar do Projeto Rondon foi a decisão mais certa e a oportunidade mais incrível que teve na vida. “Tive a sorte de ouvir histórias, conhecer sonhos, viver o amor e todo o carinho nos olhos daquelas crianças e o sorriso das mais diversas figuras incríveis que conhecemos. Tive a oportunidade de aprender e vivenciar essa experiência inexplicável e impagável. Só tenho a agradecer a todos os professores, a equipe e todo o pessoal que se empenhou tanto para que esse sonho fosse possível. O meu desejo maior é viver o Rondon hoje e sempre, onde quer que eu esteja”.
Projeto Rondon- É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social coletiva em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. Na UENP, o Projeto é gerenciado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
amg1

amg3

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.