Prefeita e secretários visitam empresas

 Andiraenses estão se destacando no mercado

Com o objetivo de conhecer as empresas que estão surgindo com grande potencial de mercado em Andirá e se colocar a disposição para apoio, a Prefeitura de Andirá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo está realizando um trabalho intenso de diagnóstico e formulação de ações estratégicas para apoiar, principalmente as pequenas empresas, com o objetivo de fomentar geração de emprego e renda. Um dos mais importantes projetos da gestão municipal é a Sala do Empreendedor, que está fase final de organização e logo será inaugurada, disponibilizando aos comerciantes andiraenses um espaço para a proposição de cursos de capacitação em empreendedorismo e negócios, em parceria com o Sebrae, além de orientações diversas que ajudarão os empresários locais.

Os projetos voltados à estruturação e apoio à Feira do Agricultor, Feira da Lua, mobilização para criação e apoio à associação dos moradores do Patrimônio Nossa Senhora Aparecida e Vilas Rurais, que estão fomentando um projeto de artesanato e produção de barrinhas de cereais, além da luta constante, em várias reuniões, para vender Andirá e atrair empresas, têm sido os desafios da Prefeitura por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico. Outro aspecto importante que orbita em torno do plano de gestão da secretaria é o Turismo, um dos importantes pólos de investimento e geração de emprego e renda, atualmente. Andirá não encontra-se no mapa do turismo, proposto pelo governo do Estado, o que inviabiliza uma série de parcerias e aquisição de recursos. Por isso, a Prefeitura, a partir deste ano, também está organizando todo plano estratégico e de diagnóstico de potenciais turísticos na cidade, para poder incluir até o final do ano o município na relação do Governo do Estado.

Constantemente a secretária, Sueli Nardone, e equipe de trabalho têm visitado empresas da cidade e de outras comunidades, afim de fomentar parcerias que culminem em apoio e em geração de emprego. Na última semana, a Prefeita Ione Abib, acompanhada da secretária e do secretário de Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, esteve visitando duas novas empresas que estão prospectando grandes iniciativas de mercado em Andirá. A primeira, a Fábrica de imagens de Santos, que funciona em uma casa no bairro Timburi, e que em menos de um ano, já está se tornando uma referência. Ela é a única a produzir a imagem de Nossa Senhora do Apocalipse na região e tem contrato exclusivo com o Santuário São Miguel Arcanjo, além de distribuir suas outras produções para outras lojas especializadas e paróquias. A jovem Kelen dos Santos realiza a produção artesanal e parceria o esposo, que saiu de um outro trabalho para poder se dedicar a nova empresa. Eles contam, também, com o apoio de um funcionário.

Outra empresa visitada foi a fábrica de personalização de copos em acrílico, que funciona no centro da cidade, também em uma casa, próximo ao Terminal Rodoviário de Andirá. Sob o comando do jovem empresário Layon Farinha, a Layon Copos, que nasceu em 2016,  conta, hoje, com seis funcionários diretos, além de outros indiretos e produz seis mil copos por semana. Eles também já estão produzindo para vários estados do país, atendendo prefeituras, universidades, festas e eventos sociais, além de já estarem exportando para países do Mercosul. Para a prefeita, Andirá tem muitos empreendedores que precisam de apoio para que possam prospectar seus produtos no mercado e gerar emprego e  renda. De acordo com ela, este é o objetivo do plano de gestão da Prefeitura.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.