Paraná lidera ranking de atração de investimentos

O Paraná tem a melhor estratégia para atração de investimentos da América do Sul, de acordo com análise do Jornal Financial Times FDI Intelligence.

A pesquisa “Estados Sul-Americanos do Futuro” – edição 2016/2017, realizada pelo grupo britânico, é considerada uma das mais importantes publicações sobre investimento direto no mundo.

O Estado ficou à frente de Bogotá, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro em um ranking que tomou como base dados de 28 estados, províncias e cidades da América do Sul. Na pesquisa anterior, que avaliou o período entre 2014 e 2015, o Paraná não entrou na lista de premiados. O ranking foi publicado na última edição da FDI (Foreign Direct Investment) Magazine, revista bimestral do grupo.

“Credito o resultado desse estudo ao programa Paraná Competitivo, que alavancou o maior ciclo de industrialização já visto no Estado, e ao diálogo franco e aberto com os investidores em nossa gestão”, disse o governador Beto Richa. “Os investimentos feitos em infraestrutura, especialmente no porto de Paranaguá, em educação e na agricultura também contribuíram para a maior competitividade da economia paranaense”, acrescentou Richa.

O governador também enfatizou a ação da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e os esforços conjugados entre o governo e o setor produtivo para ampliar a inserção da economia paranaense no mercado internacional.

Paraná Competitivo alavancou o maior ciclo de industrialização já visto no Estado

O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros, ressalta que o Paraná nunca teve tanto destaque no exterior. “Estamos vivendo uma crise econômica no Brasil e enxergamos uma oportunidade de fazer o Paraná emergir como uma alternativa a grandes estados pela sua capacidade de compreender as necessidades dos investidores e pelos seus diferenciais de competitividade”, disse Barros. Entre os diferenciais ele menciona a Sanepar e a Copel entre as melhores empresas do Brasil na área de energia e de saneamento. “Essa análise resultou na decisão de fortalecer a atuação da APD na busca de investimentos externos. E a divulgação dessa pesquisa só confirma que o Paraná está no caminho certo”, afirmou.

CLASSE MUNDIAL – No levantamento do Financial Times, o Paraná foi avaliado com base nas estatísticas oficiais dos últimos anos, na atividade e nos resultados da sua agência de promoção e nos projetos de investimentos na região.

“Ser reconhecido internacionalmente por possuir a melhor estratégia significa que o Paraná é capaz de oferecer serviços de classe mundial e ter clareza de propósito. Isso faz com que a Agência Paraná de Desenvolvimento se distingua das demais agências de investimento do Brasil e da América do Sul” diz Adalberto Netto, presidente da APD.

“Essa premiação também abre portas e atrai as melhores empresas, aquelas que são mais competitivas, mais exigentes, com modelo de negócios modernos e que, em geral, possuem os melhores e maiores projetos de investimento”, acrescenta.

DIGITAIS – De acordo com o Financial Times, um dos destaques do Paraná e da APD é o uso de estratégias digitais, com o uso de ferramentas analíticas e de internet para reforçar o potencial de investimento, além de uma atuação ativa nas mídias sociais.

Além disso, destaca a realização de roadshows para promoção do Paraná para investidores, o desenvolvimento de um novo site e o engajamento em projetos como do Trem Pé Vermelho, que vai conectar 13 cidades no Norte e Noroeste e beneficiar 2 milhões de pessoas.

MUDANÇA – Apesar do seu potencial, até pouco tempo atrás, o Paraná não aparecia na lista de localidades de interesse de muitas empresas nacionais e internacionais, de acordo com Netto. “Com a mudança de estratégia da APD, passando a ter uma atuação agressiva no Brasil e no exterior, hoje a marca Paraná passou a ser reconhecida internacionalmente. Isso se deve à combinação de bom planejamento e inteligência empresarial com missões, eventos e visitas às empresas investidoras no Brasil e no exterior”, diz.

O Paraná Competitivo, programa de incentivos para a atrair investimentos para o Estado, é considerado um dos mais bem sucedidos do País e já atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos para o Estado (entre recursos da iniciativa privada e de estatais).

BOX 1

Paraná avança de 12º lugar para 8º lugar no ranking de futuro

No ranking geral da pequisa “Estados Sul Americanos do Futuro”, o Paraná conquistou o 8º lugar na edição 2016/2017. O Estado avançou quatro posições em relação à edição anterior (2014-2015), quando havia ficado em 12º lugar.

Entre os estados brasileiros, o Paraná está atrás apenas de São Paulo – que lidera o ranking geral – e Rio de Janeiro. Ao todo foram comparados dados de 133 localidades, entre cidades, províncias e estados da América do Sul.

O Financial Times analisou cinco categorias de indicadores de cada estado: ‘Potencial Econômico’, ‘Capital Humano e Estilo de Vida’, ‘Efetividade de Custos’, ‘Infraestrutura’ e ‘Ambiente Propício para Negócios’.

A sexta categoria, que mede “Estratégia de Atração de Investimentos Estrangeiros”, e na qual o Paraná está no topo da lista, foi realizada à parte, com a participação de 28 localidades da região.

Para Adalberto Netto, presidente da APD, o avanço no ranking geral é relevante, especialmente diante do difícil quadro político e sócio-econômico de 2015 e a competição acirrada de estados da região.

Para ele, a crise traz instabilidade, o que significa risco para investidores e empresas, que sempre procuram segurança e previsibilidade. Esse cenário vai exigir esforço maior para atrair projetos.

Para reduzir a percepção de risco e mostrar as oportunidades do Paraná, de acordo com Adalberto Netto, será necessário investir ainda mais em prospecção, marketing e relacionamento com executivos e empresas.

“O Parana possui vários pontos fortes, como boa infraestrutura, proximidade com mercados, e mão de obra qualificada. Porém, se não comunicar tais vantagens ao mercado e não estiver próximo das empresas, investimentos e empregos serão perdidos para outros estados ou países”, finaliza.

 

TOP 10 MELHOR ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO DIRETO

1. Paraná – Brasil

2. Bogotá -Colômbia

3. São Paulo -Brasil

4. Pernambuco -Brasil

5. Rio de Janeiro -Brasil

6. Antioquia -Colômbia

7. Valle del Cauca -Colômbia

8. Risaralda -Colômbia

9. Barranquilla -Colômbia

10. Minas Gerais – Brasil

TOP 10 ESTADOS DE FUTURO

1. São Paulo – Brasil

2. Cidade de Buenos Aires -Argentina

3. Rio de Janeiro -Brasil

4. Bogotá -Colômbia

5. Santiago – Chile

6. Antofagasta -Chile

7. Província de Buenos Aires – Argentina

8. Paraná -Brasil

9. Rio Grande do Sul – Brasil

10. Lima – Peru

Fonte: “South American States of The Future 2015/2016

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.