Governo investe em Jacarezinho

O Centro da Juventude ‘José Richa’ (CJJR), é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho (SMAS). O espaço foi inaugurado pelo Governo do Estado, em 25 de abril de 2013. Jacarezinho recebeu o 19° Centro da Juventude e vem oferecendo cursos de qualificação profissional e oficinas do Serviço de Fortalecimento de Vínculo.
Os cursos ofertados têm parceria com vários órgãos como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Federal (IF) e Provopar Estadual. O objetivo dos cursos sempre foi em aprimorar os conhecimentos dos frequentadores para ingressar no mercado de trabalho.
São voltados para as áreas de beleza: auto-maquiagem, cabelos afro, unhas decoradas, estética, modelagem e henna para sobrancelhas; na culinária: cozinha brasileira, italiana, e outros; artesanatos: confecção de bonecas em E.V.A, customização de chinelos, técnicas de patchwork; e no mundo dos negócios: empreendimento com as redes sociais, marketing pessoal e dinâmica de grupo.
O espaço cedido para a construção do CJJR fica no Jardim Paraíso/Aeroporto, e atende uma população de 12 mil habitantes. O lugar possui 2,5 mil metros quadrados e conta com vários ambientes para melhor atender. O centro recebeu o nome do ex-governador José Richa, que governou o Paraná de nos anos de 1983 a 1986.
O CJJR oferece várias atividades para adolescentes de 12 a 18 anos. Além de desenvolver ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para a implantação do CJ em Jacarezinho o Governo do Estado disponibilizou 2,1 milhões de reais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Para a implantação e funcionamento dos Centros da Juventude não só no município de Jacarezinho, mas também em outros foram realizados estudos e avaliados diversos critérios como perfil social de jovens entre outros pontos. Ao todo o Governo já repassou 74 milhões de reais, para a implantação dos 29 CJ existentes em todo o Estado.
No ano de 2013, o CJJR ofereceu sete oficinas em parceria com o SENAC e IF. Já em 2014 esse número cresceu para 28, entre cursos profissionalizantes e oficinas. Em 2015, foram oferecidas 20 oficinas e cursos.
Em 2016, até o momento foram oferecidas 13 oficinas todas em parceria, e já foram fechadas parcerias de mais sete oficinas até outubro. Vale lembrar que todas as parcerias feitas com o CJJR estão vinculadas à Prefeitura Municipal, pois é através do órgão público que são ofertados esses cursos e oficinas que atribuem para o melhor desenvolvimento pessoal e profissional de quem freqüenta o espaço.
Além das oficinas e cursos realizados em parceria também tem as atividades que são desenvolvidas pelo próprio CJ, através de seus educadores sociais. No esporte as crianças a partir dos seis anos, podem praticar futsal, basquete, recreação, ping pong, xadrez e jogos de tabuleiro, nos períodos de manhã e tarde. No artesanato, eles podem participar dos bordados em vagonite, patchwork, crochês e outros tipos de artesanato, esses também nos horários de manhã e tarde. Também tem atividades de culinárias e informática.
O CJ também conta com vários projetos, que são conduzidos por voluntários como: o Projeto Dança Gospel, Projeto Criança Fora das Ruas, Projeto Alcance. Além dos projetos voluntários, o CJ desenvolve o Projeto ‘Bolsa Agente de Cidadania’, que funciona com jovens bolsistas, desenvolvedores de projetos. Esse trabalho iniciou no final de 2015, e hoje, conta com 25 jovens bolsistas que desenvolvem atividades nos seguintes projetos: Projeto de Ping Pong; Informática; Jogos de Tabuleiros; Culinária; Bordados e Comunicação.
Segundo informações cedidas por representantes, do Centro da Juventude, o espaço já promoveu 64 cursos, com 933 certificações, e tem cadastrados mais 1000 alunos, interessados em aprender e se profissionalizar cada vez mais.
Por fim, o CJ tem sido grande aliado à população no aprendizado e abertura de novos horizontes para jovens e adultos do bairro Aeroporto, tudo isso, através da Prefeitura Municipal de Jacarezinho.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.