Franquia pode ser opção para sucesso em 2016

Para quem pediu de presente nesta época uma luz para montar seu próprio empreendimento, o modelo de negócio de franquias pode ser uma boa opção.

São muitos sonhos e a franquia é a possibilidade de se abrir um negócio, utilizando o Know-How de uma marca ou invenção, com a licença de distribuir um serviço ou produto com ou sem exclusividade.
De acordo com a Lei 8955/94, “franquia empresarial é um sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado, o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso tecnológico ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Por mais que haja exemplos de práticas que se assemelhavam à franquias desde o sec. XII, depois da fábrica da máquina de costura Singer, nos USA, na qual estabeleceu uma rede de revendedores, este modelo de negócio vem sido amplamente divulgado, explorado e com mais força de uma forma mais global.
Como vantagem há a possibilidade de padronização, transferência de Know-How continua, participativo, manutenção de assistência, planos estratégicos para o aumento da competitividade e nível de profissionalização de serviços ou bens de consumo.
São exemplos de franquias: McDonald´s, Burger King, C&A, Chiquinho Sorvetes, Bob´s Burger, dentre outros.
Segundo o Portal do Franchising e do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, deve-se sempre questionar o Franqueador com as seguintes indagações:
Quais os principais desafios do negócio?; Quantas unidades existem em funcionamento?; Quantas Unidades Fecharam? Por que?; Qual a Estrutura da Franqueadora?; Qual a projeção de crescimento/expansão?; Qual o Raio de atuação de uma franquia para colocar outra unidade próxima?; Qual o Perfil de franqueado que se busca?; Qual o Nível de Autonomia?; Quais os tipos de assistência e suporte?; Qual o suporte para a Inauguração?; Como é aplicado o fundo de propaganda?; Qual a Projeção de faturamento mensal Médio?; Qual o Pró-labore estimado?
Assim, com um bom plano de negócio e com uma boa assessoria, a chance de sucesso, pode alcançar seu foco de resultado, com maior probabilidade de sucesso continuo.

Boa sorte.

Mais informações podem ser encontradas no link:

(http://www.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/PDFs/Como-adquirir-uma-franquia.pdf)

Felippe Toneti é de Jacarezinho.Ele é Gerente de Projetos em uma multinacional no Rio de Janeiro.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.