Articulada instalação da Sala do Empreendedor em Andirá

Ação estratégica de parceria com o Sebrae

A prefeitura de Andirá está em plena articulação para a instalação da Sala do Empreendedor na cidade. O objetivo é proporcionar, numa ação estratégica de parceria com o Sebrae, uma ação de apoio às micro e pequenas empresas que sonham em se instalar na comunidade ou aquelas que já existem mas não estão regularizadas formalmente.

Essa é a primeira vez que o trabalho se instala em Andirá. Cidades como Cambará e Bandeirantes, já contam, há tempos, com a Sala do Empreendedor. Será instalado em Andirá um comitê gestor, sob coordenação de um gestor que terá a missão de ampliar a comunicação com os pequenos empresários e fomentar as ações estratégicas de apoio, com foco no desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

Nossa meta é gerar emprego, dar suporte às micro e penas empresas, apoiar as médias e grandes, possibilitar a estratégia de parceria entre a iniciativa privada e poder público para alcançar a meta de gerar emprego e melhorar nossa economia”

De acordo com a Prefeita Ione Abib, a parceria é importante, pois viabilizará alternativas de articulações para apoiar aos empreendedores da comunidade, regularizar registros e capacitações contínuas, ampliando estratégias que devem culminar em mais emprego e renda. Recentemente um encontro realizado na Prefeitura de Andirá, trouxe a consultora do Sebrae, Rúbia Martoni, para a exposição de potencial da cidade.

Ela apresentou números da posição econômica do município e enfatizou a importância de Andirá estar na rota das Cidades Empreededoras. “Essa parceria tem foco total no ambiente de negócios. Para tanto vamos iniciar um diagnóstico para até o final de maio. Assim teremos indicadores que irão resultar em planejamentos, recomendações e mensurar melhor nosso foco de resultados”, destacou a consultora à Prefeita, secretários e representantes de vários setores da Prefeitura.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, relatou que colocar Andirá no mapa das cidades empreendedoras é a missão do governo para este ano, promovendo diagnósticos de potencialidades, identificação de problemáticas que inviabilizam crescimento de empresas (especialmente as micro e pequenas) e buscar a solução por meio de parcerias e políticas públicas direcionadas.

“Nossa meta é gerar emprego, dar suporte às micro e penas empresas, apoiar as médias e grandes, possibilitar a estratégia de parceria entre a iniciativa privada e poder público para alcançar a meta de gerar emprego e melhorar nossa economia”, destacou a secretária, enfatizando que a Sala do Empreendedor irá trabalhar com áreas temáticas, como: desburocratização, educação empreendedora, crédito, compras públicas, inovação e associativismo.

Outra meta desta parceria é a criação de uma legislação de inovação, como o Fundo Municipal de Inovação e o Conselho, para dar aporte democrático e transparente aos processos de articulações. Outro ponto importante das agendas já delimitadas é a capacitação com os professores para a sensibilização sobre a importância de projetos pedagógicos que tratem do empreendedorismo. O projeto do Sebrae, denominado: Jovens Empreendedores – Primeiros Passos, vai ser apresentado aos professores nos próximos dias.

Entre os município da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Andirá é o 4° melhor Produto Interno Bruto (PIB). Mas já foi o primeiro lugar, durante muitos anos, lembrou a Prefeita Ione Abib. No estado do Paraná ocupa o 106° lugar. Das 1649 empresas abertas na cidade, 974 são Micro e Pequenas Empresas (MEI).

No total geral de empresas abertas, Andirá ocupa a 7ª colocação, entre os 25 municípios do Norte Pioneiro. “Isso mostra o potencial que Andirá tem para Trabalho e negócios”, alertou a consultora, lembrando, ainda, que a cidade deu um importante passo no início de 2017, com a aprovação da Lei 2867, de 27 de janeiro, que instituiu no município o Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.

Para Nardoni, a Prefeitura está articulada no diagnóstico e no fomento das políticas que poderão atender esta demanda de apoio às empresas e a geração de emprego. “Os números demonstram que Andirá é uma cidade que pode resolver seus problemas de geração de emprego e apoio as empresas. Basta trabalhar com planejamento, parcerias e políticas públicas efetivas. A Prefeita tem nos pedido ações de urgência para sanar esta demanda e estamos atuando em trabalho conjunto, com vários projetos simultâneos, com o foco no retorno do desenvolvimento econômico em Andirá”, finalizou a secretária.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.