Prefeitura de Carlópolis e Cohapar planejam novas casas

Nas zonas urbana e rural

Órgãos discutem várias frentes de trabalho em conjunto com o Governo Federal e a iniciativa privada para a construção de centenas de moradias à população.

Nesta quarta-feira (19), o prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo esteve em Curitiba, onde visitou a sede da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) a pedido dos deputados estaduais Pedro Lupion e Luiz Claudio Romanelli. Na oportunidade, o gestor buscou orientações para a contratação de novos empreendimentos habitacionais no município.

A administração municipal planeja a apresentação de um projeto para a obtenção de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) pelo Governo Federal para a construção de até 120 casas populares. O prefeito foi instruído de que o processo deve ser feito através de uma parceria com construtoras habilitadas em chamamento público feito pela prefeitura, conforme critérios estabelecidos pelo programa e referendados pela Caixa Econômica Federal.

Caso seja aprovado, o projeto contará com benefícios do programa Morar Bem Paraná, que envolvem a assessoria técnica da Cohapar e subsídios da Copel e Sanepar para a implantação dos sistemas de energia elétrica, abastecimento de água e rede de esgoto.

Segundo a assessora da presidência da Cohapar, Heloisa de Souza, a empresa tem atuado na intermediação dos órgãos de governo com a iniciativa privada para viabilizar investimentos para o setor de habitação popular. “O objetivo é garantir que os recursos sejam usados na melhoria da qualidade de vida da população por meio de condições dignas de moradia”, afirma.

Recentemente, com o auxílio do Governo do Estado, a prefeitura também protocolou projetos para a construção de 17 moradias para agricultores familiares do município através do Programa Nacional de Habitação Rural. A exemplo das unidades urbanas, a liberação dos recursos também depende da análise técnica da Caixa.

Por fim, a equipe de engenharia da Cohapar está elaborando um empreendimento com 378 imóveis que serão financiados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Após a conclusão do projeto construtivo, a companhia abrirá uma licitação para contratação da construtora responsável pela execução das obras, orçadas em R$ 28,4 milhões.

Reversão de área – O prefeito aproveitou a visita para solicitar a reversão de uma área doada à Cohapar para a construção de casas, cujo projeto acabou inviabilizado por questões ambientais. “Desta forma, solicitamos o terreno de volta, que será dedicado a projetos não agressivos a natureza”, afirma Kubo.

De acordo com Heloísa, o parecer da companhia é favorável e a área será repassada para a prefeitura em breve.

Estavam na reunião o assessor do deputado estadual Pedro Lupion, Luiz Otávio Messias Silva, e o secretário municipal de Administração, Roberto Coelho.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.