Começa Operação Rondon em dez municípios do Norte Pioneiro

A partir deste domingo

A Operação Rondon Regional acontece entre 23 de julho e 5 de agosto em dez municípios do Norte Pioneiro: Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Jacarezinho, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, e Wenceslau Braz.
Coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

Organizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com as universidades do Norte do Paraná (Uenp) e do Oeste do Paraná (Unioeste), a operação envolve também as instituições de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Paraná (Unespar) e do Centro-Oeste (Unicentro), além das Federais UFPR, UTFPR e Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). O projeto será realizado com o apoio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Sanepar.
A operação segue os mesmos moldes do Projeto Rondon nacional realizado há mais de 40 anos em diversas regiões do País; e tem o objetivo de formar multiplicadores nas comunidades assistidas para contribuir na melhora das condições de vida e bem-estar das pessoas. Os dez municípios
Cada município receberá alunos de duas universidades. As atividades desenvolvidas serão de acordo com as demandas que os municípios nos apresentarem. A ideia não é fazer assistencialismo. É capacitar os habitantes para que eles mesmos possam dar continuidade a muitas dessas atividades depois do projeto.
A abertura do evento será no município de Jacarezinho, no domingo (23), às 13h30 no Conjunto Amadores de Teatro(CAT),Avenida Getúlio Vargas, 968, centro. O objetivo do projeto é proporcionar às cidades envolvidas a oportunidade de receber professores e alunos universitários de várias áreas do conhecimento que desejam contribuir com a comunidade e com as lideranças locais.
Durante 15 dias, alunos e professores ficam na comunidade e trocam experiências em gestão pública, saúde, cultura e processos de produção.

Em Santo Antônio da Platina, haverá carreata de boas vindas aos Rondonistas no domingo,dia 23,com saída às 17 horas do Centro de Convivência do Idoso, localizado à Rua José de Palma Rennó, 393. Além da carreata de boas vindas haverá atividades no decorrer de toda a semana, como segue em anexo o cronograma com as atividades que serão realizadas pelos rondonistas.
São 24 voluntários envolvidos, entre professores e universitários.
A programação é a seguinte:
No dia 24 Oficina sobre segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, no Salão Paroquial; Oficina sobre o papel do agente comunitário de saúde e atenção primária, na Casa da Cultura.
No dia 25, os rondonistas promovem Oficina sobre planejamento e projeto de captação de recursos, na sala de reuniões na prefeitura; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis e Oficina de doces e compotas, na Platina; Oficina sobre DST com ênfase na sífilis, HIV, HPV, na UBS da Vila Ribeiro; Oficina sobre o papel do agente comunitário de saúde e atenção primária, na Secretaria Municipal de Saúde; Oficina de atualização sobre o tema psicomotricidade e o desenvolvimento infantil, na Casa da Cultura; Oficina sobre o ambiente escolar com ênfase no trabalho escolar coletivo, no salão da Escola Sagrada Família.
Na quarta-feira,dia 26, serão desenvolvidas: Oficina sobre o papel do agente comunitário de saúde e atenção primária, direcionada à equipe de saúde; Oficina sobre orçamento familiar, na Escola Municipal Vilma Longo; Oficina sobre comunicação e imagem da prefeitura, na sala de reuniões da prefeitura; Oficina sobre higiene bucal, no Cmei Hermínia Patrial; Oficina de sabão a partir de óleo de cozinha e Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, no distrito Conselheiro Zacarias; Oficina sobre higiene e saúde, na Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt; Gincana Cidade Limpa Munícipe Consciente, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS); Oficina de brinquedos com materiais recicláveis; Oficina sobre Higiene e Saúde, Escola Municipal Joaquim José; Oficina sobre saúde, alimentação e orçamento familiar, Escola Municipal Vilma Longo.


Quinta-feira, 27, acontecem as seguintes oficinas: Oficina sobre Higiene Bucal, Cmei João Galdino; Oficina de doces e compotas, no Centro de Atenção Psicossocial; Oficina sobre higiene e saúde, na Escola Vilma Longo; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis e Oficina de sabão a partir de óleo de cozinha, no patrimônio Monte Real.
Dia 28 Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, Escola Ivonice; Oficina sobre cerimonial e protocolo, na sala de reuniões da prefeitura; Gincana cidade limpa Munícipe consciente, nas Escolas Estaduais; Oficina sobre higiene e saúde, na Escola Ophélia Nascimento; Oficina de doces e compotas; Cine Rondon, no Creas; Oficina sobre higiene bucal, na Casa da Cultura; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, na Escola Hercílio Custódio; Oficina sobre gestão do pequeno negócio, na Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (ACESAP).
No sábado,dia 29, Festa Julina, na Casa Lar; Oficina sobre adubação orgânica e Oficina sobre conselhos municipais e a comunidade, no Centro de Eventos; Oficina sobre percepção ambiental e valorização do ambiente, em toda cidade.
No domingo, 30, será ministrada a Oficina sobre cooperativismo e associativismo, no Centro de Eventos e a Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, na Casa Lar.
A segunda-feira, 31, terá Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, no CRAS; Oficina de higiene bucal, no CMEI(Centro Municipal de Educação Infantil) Maria Thereza Rennó; Oficina de higiene bucal, no CMEI São Gabriel; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, no CRAS; Oficina de treinamento BPF, no Centro de Eventos; Oficina de reciclagem artesanal de papel;oficina de manejo do descarte dos medicamentos vencidos e sobras, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Vila Claro.
No dia 1º Oficina sobre o funcionamento e classificação de risco baseado no protocolo de Manchester, na Secretaria de Saúde; Oficina sobre programas do governo, na Secretaria de Educação; Oficina homem de ferro e alimentação saudável, na Casa da Cultura; Oficina treinamento BPF, no Centro de Eventos; Oficina Colorindo o meio ambiente, no EMEI Iracema Baggio; Oficina de manejo do descarte dos medicamentos vencidos e sobras, no NASF Vila Sete.
No dia dois, Oficina para explicar o uso correto e incorreto de medicamentos, no CAPS; Oficina terapêutica lúdica, no Centro de Especialidades Médicas; Gincana Escola Limpa Estudante Consciente, na Escola Pedro Claro; Oficina homem de ferro e alimentação saudável, na Casa da Cultura; Oficina terapêutica lúdica, no CAPS; Oficina sobre higiene bucal, no CRAS; Oficina de sabão a partir de óleo de cozinha, no CREAS; Oficina de brinquedos com materiais recicláveis, na Escola Nohêmia Lopes Galvão; Oficina de manejo do descarte dos medicamentos vencidos e sobras, no NASF Vila Ribeiro; Oficina sobre saúde, alimentação e orçamento da família, na Escola Vilma Longo.
No dia três estão previstas Palestra sobre cyberbullying; Oficina sobre currículo e preparação para o mercado de trabalho, no CREAS; Oficina de gestão do orçamento familiar, no CRAS e Oficina de treinamento de boas práticas de fabricação ambulantes,oficina sobre Higiene e Saúde; Gincana Escola limpa Estudante Consciente, na Escola Monteiro Lobato.
No último dia haverá Gincana Escola limpa Estudante.

 

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.